terça-feira, 1 de novembro de 2011

Símbolos e Escudos Militares no Amazonas

HERÁLDICA DO ESCUDO DO CECOPOM DA PMAM

1.    O ESCUDO
É um escudo que se aproxima de uma combinação de partição partido-cortado, face a apresentação de três partições. Logo a primeira vista é reconhecido como sendo produzido na forma de ESCUDO EM AMENDOA (ou AMENDOADO), seguindo o padrão adotado pela Polícia Militar do Amazonas a partir de 1998. O bordo do escudo demonstra traços em dourado (ouro ou amarelo). Assim como o escudo da PMAM, o do CECOPOM é um escudo-sobre-escudo.
2.    CORES E METAIS
2.1 CORES
Gules (Vermelho): Vitória, fortaleza e poder.
Blau (Azul): Zelo, lealdade, caridade, justiça, beleza e boa reputação.
Sinopla (Verde): Esperança, fé, amizade, bons serviços prestados, amor, juventude e liberdade.
2.2 METAIS
Or (Ouro/Dourado): Nobreza, riqueza e poder
Argente (Prata): Pureza, integridade, firmeza e obediência
3.    DESCRIÇÃO
Os elementos heráldicos estão dispostos da seguinte forma:
Escudo Interno (o menor, esta posicionado em coração em relação ao escudo maior): no cantão dextro do chefe encontramos duas pistolas Harpers Ferry, Modelo 1806, calibre .54, de pederneira,  fabricadas no Arsenal do Exército dos EUA, dourada, repousando em um fundo vermelho; no cantão sinistro do chefe é disposto da miniatura do escudo da Polícia Militar do Amazonas que por sua vez repousa sobre o fundo prata\9ou branco); na ponta por extensão esta disposto o símbolo identificativo das tropas de comunicação, repousando sobre o fundo azul.
Escudo maior: da extensão do flanco destro (ou direito) até o cantão destro (ou direito) esta disposto a descrição POLÍCIA; da extensão do flancos sinistro (ou esquerdo) a inscrição MILITAR; na ponta o ano de 1837, data de criação da PMAM; no chefe por extensão a inscrição, abreviada, do órgão homenageado, CENTRO DE COMUNICAÇÕES OPERACIONAIS POLICIAIS MILITARES – CECOPOM; as inscrições e ano de fundação apresentam as cores dourada e estão dispostas sobre um fundo verde.
Manaus(AM), 24 de agosto de 2011.

Fábio Pacheco da Silva – Ten Cel PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário